quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Gantz

Ainda não havia falado aqui da minha paixão pelos quadrinhos. Ou falei? Creio não ter comentado sobre nenhum. Mas vamos começar com um mangá. Pode criticar que mangá não é quadrinho. É o que então? Muda só a fonte, mas o básico, contar uma história com desenhos sequenciais em um revista, é história em quadrinho.
Trouxe para vocês hoje Gantz, um mangá de uns anos atrás, coisa fina. Quando comecei a ler pensei ser apenas uma história de ação com um fundo moral e tal e tal. Mas começou a ficar melhor quando a ficção científica ficou mais densa, os argumentos mais trabalhados e a pancadaria foi aliada a explicações muito loucas sobre tecnologia de ponta e fontes extraterrenas de informação. O traço é um espetáculo, muito preto, muitos detalhes, precisão nos cenários, fidelidade aos personagens. Não é a toa que li do começo ao fim em uma semana. Pode até pensar ser um desocupado sem obrigações, mas é impossível desprender os olhos da revista antes de chegar ao fim da história. A exuberância do traço, os textos precisos e o sci-fi mais e mais pesado.
Os problemas da história, como não poderiam deixar de ser, são o lado meloso do romance do protagonista e algumas forçadas de barra para manter a personagem principal viva. São os dois pontos gritantes das falhas no roteiro, mas aqui e ali há pontas soltas, lendo você vê que certas “coincidências” e “fatos aleatórios” ajudam a trama a caminhar de forma “predestinada” e isso em certos momentos cria um complexo de deus que tira um pouco da graça do mangá, mas nada capaz de atrapalhar o interesse em continuar a vontade de ler.
Sobre o mote da história é o seguinte: um colegial japonês, como não poderia deixar de ser, se envolve na tentativa de salvar um mendigo bêbado dos trilhos do trem, algo que dá muito errado e nosso herói acaba morto. Porém ele não morre definitivamente, acorda em uma sala com uma esfera negra no centro e tem a missão de matar um alienígena para poder continuar vivo. Isso ocorre noite após noite, a medida que ele retorna para essa sala, e conhece outras pessoas, mais detalhes sobre essa esfera, e sala, são revelados.

Se tiver interesse em ler existem diversas fontes na web para esse mangá. Não posto aqui um link para download de tudo, pois ainda estou organizando o banco de dados da Vaidade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário