quarta-feira, 12 de março de 2014

Incrédulo

Eu não acredito na arte, não acredito em protesto. Acredito apenas que o capital compra tudo. Tenho andado inquieto pensando nisso com muita frequência, sem muita vontade de ir pra rua e procurar respostas. Sei que não as encontrarei aqui, dentro desta casa, dentro de meu corpo, de minha cabeça. O mundo do lado de cá, longe da arte, da poesia, dos movimentos sociais, me faz acreditar não existir nada além de casa-ônibus-trabalho-ônibus-casa. É seco e estéril, é sem verdade, sem mentira, é apenas uma forma de ganhar dinheiro para se manter. Mas e a arte? O que é o artista? Ele precisa de dinheiro? Sim precisa, como todo mundo. Ele precisa se manter? Sim, ele precisa, como todo mundo. Então quando a arte é autêntica e quando ela é apenas uma forma de ganhar uns trocados para a sobrevivência? Por isso não acredito em arte, acredito que o capital compra tudo. É muita insatisfação, talvez até  remorso por não ter me jogado no mundo, me largado em todos os lugares que pude. Mas penso sozinho, será meu pensamento hoje diferente daquele caso houvesse andado por aí, a esmo, vivendo “como artista”? Não sei responder. Não acredito em inspiração, não acredito em tendências, acredito apenas no trabalho. Mas qual trabalho? Como posso lhe explicar? É mais ou menos assim. Um artista para chegar ao ponto do reconhecimento ele deve ser alguém com muito conteúdo, com muita formação, alguém capaz de agregar muita informação, digerir e comunicar de uma forma completamente sua. Mas isso muitos fazem, porém como saber o que é autêntico e o que é forjado? Como diferenciar o fruto da pura arte do fruto daquilo comprado pelo capital? Pois todos precisam comer e morar, dormir e se drogar. Não sei no que acreditar, pois arte é crença, cama, sexo e vazio.
stante ou mp3 enchem nossos aparelhos de reprodução de música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário