segunda-feira, 8 de abril de 2013

Tempo e Viagem


Uma das coisas mais comuns em filmes de ficção é viagem no tempo. Assunto que sempre causa discussões controversas, pois existe o paradoxo do tempo básico: se realizo um ato no passado o futuro muda, e se muda cria uma realidade paralela ou altera a realidade que vivo? Exemplo clássico: se eu matasse Hitler haveria o Holocausto? Temos diversas posições quanto a isso e dentro dos filmes sempre vemos esse debate. Temos o caso Looper, o filme novo com Bruce Willys como protagonista, no filme ele é um assassino localizado no presente que mata mafiosos, criminosos ou outros Loopers enviados do futuro, em determinado momento ele deve “se matar”, daí o loop, o eu do presente deve detonar o eu do futuro, o que ocorre é o eu do futuro voltando com o intuito de consertar as coisas e esse conserto acontece com o eu do presente precisando morrer terminando com todo o ciclo de mortes que vinham ocorrendo. O filme Looper traz a visão de uma única linha do tempo ligada diretamente ao passado. Pegando por um outro viés temos o filme nacional O Homem do Futuro com Wagner Moura, onde ocorre justamente o contrário, cada retorno ao passado para aparar uma aresta gera uma nova realidade, acontecendo do filme concordar com a teoria do multiverso não havendo uma solução para a confusão que o primeiro retorno ao passado criou. Assim nunca teremos uma resposta com exatidão do que poderia ocorrer se viagens no tempo de fato existissem, apenas podemos escolher aquela que mais gostamos e torcer para que seja a correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário